Image Map

22/10/2014

Depressão isso é serio. (como ajuda alguém)


  1. 1
    Reconheça os sinais de uma depressão na pessoa que você ama.Depois de ter lido sobre depressão, você terá uma ideia melhor de se a pessoa que você ama está ou não sofrendo realmente com este problema. Mesmo assim, você não precisa ser um médico para reconhecer muitos dos sinais da depressão. Eis algumas maneiras de saber se a pessoa que você ama está realmente sofrendo de depressão:
    • Se ele ou ela se tornou uma pessoa completamente diferente. Se seis meses atrás, você sempre se divertia com seu amigo e agora ele está monossilábico e você mal pode conversar com ele sem ter aquela sensação de tristeza, então as chances são de que ele está sofrendo de depressão e não pode entrar em contato com o seu verdadeiro eu.
    • Se a pessoa se sente geralmente triste e sem esperança em relação a tudo na vida dela. Se essa pessoa não expressa nenhuma alegria quando fala do futuro porque ela não acredita que as coisas vão melhorar.
    • Se a pessoa nunca quer fazer nada ou sair para nenhum lugar. Se ela não quer sair de casa ou interagir com outras pessoas.
    • Se a pessoa parou completamente de se importar com sua aparência, cuidados pessoais, ou não se lembra da última vez que tomou banho.
    • Se a pessoa costumava ser ativa e agora passa a maior parte do seu tempo dormindo ou na cama.
    • Se você não consegue se lembrar da última vez que a pessoa riu ou disse algo positivo.
    • 2
      Tenha uma conversa sobre a depressão da pessoa que você ama.Assim que você tiver reconhecido que ela está sofrendo de depressão, você deve ser honesto e ter uma conversa aberta com ela. Se a pessoa não admitir que existe um problema real em jogo, então ela jamais ficará melhor. Eis como fazer isso:
      • Seja firme. Deixe claro que você está preocupado com seu amigo e que acha que ele tem um problema de verdade. Não deixe que ele engane você dizendo que ele está apenas tendo "um mês ruim". Não deixe que a pessoa mude de assunto.
      • Não confronte. Lembre-se que a pessoa está sofrendo de um problema emocional e está em um estado muito vulnerável. Embora seja importante ser firme, não seja forte demais no começo. Ao invés de dizer "Você está com depressão. Como nós vamos lidar com isso?" comece com as palavras "Eu percebi que você tem estado muito pra baixo ultimamente. O que você acha que está acontecendo?". Tente fazer com que a pessoa chegue a mesma conclusão que você antes de você falar.
      • Discuta os próximos passos. Assim que seu amigo tiver admitido estar com depressão, você pode falar sobre maneiras de começar a lidar com ela. Seu amigo quer lidar com um grande problema em sua vida, ou quer apenas passar mais tempo com as pessoas que ele ama e sair de novo?  

      • 1
        Reconheça quando seu amigo precisar de ajuda profissional. Antes de vocês tentarem abordar o problema sozinhos, vocês precisam entender que uma depressão se não tratada é algo muito sério e que embora você possa ajudar, seu amigo precisa consultar um médico.
        • Um profissional médico terá um melhor entendimento do problema do seu amigo e um conhecimento mais forte dos passos que devem ser tomados, especialmente se a pessoa precisar de medicamentos. Você pode acompanhar seu amigo na consulta para que ele se sinta mais confortável.
        • Se seu amigo estiver com pensamentos suicidas ou estiver falando em suicídio, ele ou ela deve procurar ajuda profissional imediatamente. Isso não é brincadeira. Não brinque com os toques que seu amigo está dando sobre suicídio e faça com que ele procure um médico imediatamente. Você também deve alertar as pessoas no círculo de amizades do seu amigo sobre a gravidade do que está acontecendo.  2
          Comunique-se com outras pessoas na rede de apoio da pessoa.Você não deve ser a única pessoa que está tentando ajudar. Entre em contato com familiares, amigos ou religiosos. Ao falar com outras pessoas, você terá informações e perspectivas adicionais sobre a pessoa que você gosta e se sentirá menos sozinho com a situação.
          • Você pode até mesmo falar com as outras pessoas para se encontrarem em uma sessão de discussão ou apoio, se você achar que isso é apropriado. Assim, vocês estarão trabalhando em time e você ficará animado por não estar sozinho.
          • Tome cuidado quando contar às outras pessoas sobre a depressão. As pessoas podem julgar se não entenderem completamente o assunto, então escolha com cuidado a quem você irá contar.        1
            Seja um bom ouvinte. A melhor coisa que você pod efazer é ouvir à pessoa que você gosta falar sobre a depressão. Esteja preparado para ouvir qualquer coisa que ela diga e tente não parecer chocado, mesmo que ela esteja dizendo algo realmente terrível, porque isso irá fazê-la se fechar novamente. Seja aberto e atencioso.
            • Quando a pessoa disser a você algo muito inquietante, encoraje ela dizendo "Deve ter sido muito difícil para você me contar isso", ou "Obrigado por se abrir comigo".
            • Dê à pessoa que você ama atenção absoluta. Coloque seu celular de lado, faça contato visual e mostre que você está dando 100% de esforço nessa conversa.
            • Se a pessoa que você ama não falar, faça as perguntas certas. Faça algumas perguntas sutis para fazer seu ente querido se abrir, mesmo que você pergunte apenas como ele passou a semana.                                   2
              Saiba o que dizer. O que uma pessoa sofrendo de depressão mais precisa é compaixão e compreensão. Você não deve apenas ouvir bem, mas deve ter a sensibilidade de saber o que dizer quando falar sobre a depressão.
              • Dizer a alguém para "sair dessa" ou "se colocar pra cima" é algo horrível e não ajuda nada. Seja sensível. Pense em como você gostaria que alguém tentasse te por pra cima assim quando você sente como se o mundo estivesse contra você e tudo estivesse desmoronando. Entenda que isso é temporário, mas é um estado muito real e doloroso para quem sofre.
              • As melhores coisas a se dizer são "Como eu posso te ajudar?", ou "Eu sempre estarei aqui por você. Não vou deixar que você tenha que passar por isso só."
              • Esteja ciente de que o seu ente querido pode não estar sendo honesto sobre a intensidade do que está sentindo. Muitas pessoas em depressão tem vergonha do seu problema e mentem sobre a depressão, então, se alguém disser "Você está bem?", elas irão dizer "sim", mas você tem que afirmar que ela pod econtar a você como se sente.
              • Não tente convencer a pessoa em depressão dos sentimentos dela. Os sentimentos de alguém em depressão podem ser irracionais, mas dizer que ela está errada e discutir com ela não é o caminho a seguir. Ao invés disso, você pode tentar dizer "Sinto muito que você esteja se sentindo mal. O que eu posso fazer para ajudar?".                3
                Mantenha contato. Ligue para a pessoa, escreva um cartão ou carta de incentivo ou visite ela pessoalmente. Isso irá mostrar que você está disposto a ajudá-la não importa a situação. Existem muitas maneiras diferentes de manter o contato com a pessoa.
                • Visite a pessoa o máximo que puder, sem importuná-la.
                • Se você estiver trabalhando, envie um email para ver como a pessoa está.
                • Se você não puder ligar todos os dias, comunique-se por mensagem de texto.                     4
                  Afaste-se um pouco de vez em quando. Você pode se frustrar quando as suas boas intenções dão de encontro com mau humor e resistência. O mais importante, não leve para o lado pessoal esse pessimiso, é um sintoma da doença e não é um reflexo seu. Se você sentir que esse pessimismo está consumindo muito a sua energia, tire um tempo e faça algo que você ache inspirador e que você goste - isso é especialmente importante se você mora com a pessoa e acha difícil passar por isso de outra forma.
                  • Direcione sua frustração para a doença, não para a pessoa.
                  • Mesmo que você não saia, certifique-se de verificar pelo menos uma vez por dia pra ver como a pessoa está.
                  • Às vezes, apenas ouvir como a pessoa está se sentindo consigo mesma e aí fazer uma piada sobre isso, pode fazer a pessoa sair do mau humor. Mas, você deve saber exatamente como a pessoa se sente e se ligar empaticamente com essa pessoa para conseguir fazer isso de forma apropriada. O riso é o melhor remédio.         fora de casa ao invés de ficar enfurnada o tempo todo lá dentro, ela se sentirá melhor, mesmo que apenas um pouco. Oferecer-se para fazerem alguma coisa juntos pode ajudar seu amigo até mesmo sair de casa, isso por si só já é algo que pode ser extremamente difícil para uma pessoa sofrendo de depressão. Faça o que você puder para fazer a pessoa que você ama passar um tempo tomando ar fresco. Eis o que você pode fazer:
                    • Aproveite o sol. O sol melhora o humor de qualquer pessoa e simplesmente sair para a proveitar os raios de sol pode fazer a pessoa se sentir melhor.
                    • Caminhe. Vocês não precisam treinar juntos para uma maratona, mas se você tentar caminhar com a pessoa por 20 minutos, ou fazer alguma atividade com baixo nível de estresse como passear, a pessoa se sentirá melhor depois de fazer algum tipo de atividade física ao ar livre.
                    • Incentive a pessoa a fazer Yoga ao ar livre, ou nadar, ou fazer qualquer outra atividade que a coloque ao ar livre. Lembre-se que se você tiver um amigo que esteja muito depressivo, estas atividades podem causar mais estresse do que alívio. Mas se seu amigo estiver passível de tentar novas coisas e estiver tendo um dia relativamente bom, pergunte a ele ou a ela se quer tentar uma atividade ao ar livre.     
                    • Nunca, jamais, diga ao seu amigo "Pára de fazer drama", "Controle-se", "Pare de ser egoísta", ou qualquer coisa assim. Isso vai piorar as coisas e seu amigo ficará com mais dor.
                    • Seja paciente. Coisas assim levam tempo.
                    • Tente animar seu amigo e fazer com que ele ou ela ria, mas não exagere. As pessoas não gostam de ser comandadas a "sorrir" ou "se animar!" quando elas estão se sentindo extremamente deprimidas, porém, se a pessoa estiver parecendo melhor do que de costume, você pode cuidadosamente tentar melhorar o humor delas ou tentar distraí-las.
                    • Lembre seu amigo de que a depressão é tratável e que ele se sentirá melhor de novo.
                    • Tente ter ao máximo conversas positivas. Não seja forçosamente alegre, mas mostre ao seu amigo um ângulo melhor da vida dele e da situação.
                    • Lembre ao seu amigo de que ele nunca estará só e que se ele precisar de alguém para conversar, você estará lá.   
                    • Monitore possíveis gestos ou ameaças suicidas. Afirmações como "Eu queria estar morto", ou "Eu não quero mais estar aqui" devem ser levadas a sério. Pessoas depressivas que falam sobre suicídio não estão falando isso pra chamar a atenção. Se a pessoa por quem você se preocupa é suicida, certifique-se de que um médico ou outro profissional treinado seja informado o mais rápido possível.
                    • Tome conta de você também. Você está entrando em uma situação extremamente estressante e isso pode colocar você em bastante tensão emocional. Saiba quando se afastar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu recado e comente , seus comentários vão passa por min antes de serem publicados.
*por favo tenha bons modos e seja educado.
*se quiser fazer sujeitões para proximos posts pode fazer.
obrigado pela sua visita.